segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Resenha - Garota Replay

"Ser a gente mesmo pode não ser fácil, mas encarar quem somos é a melhor maneira de construir uma história de verdade."

Garota Replay
Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144
Ano: 2012

Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi.

Oi Pessoal,

Tammy escolheu um partido para sua obra, atitude difícil de ser tomada, pois o livro é direcionado ao público juvenil (especialmente voltado para garotas) e possui um tema especifico. Isso causa uma barreira para que outros estilos de leitores cheguem até esta história.
Sua escrita é objetiva, sem voltas, mas também sem detalhes mais profundos do cenário.

Marcado pela presença da personagem/narradora, os diálogos são praticamente inexistentes em Garota Replay. O leitor se encontra na perspectiva da personagem e participa ativamente de seus pensamentos e sentimentos.

A linguagem utilizada não possui nenhum tipo de formalidade, é bem descolada e simples, típica utilizada pelos adolescentes, porém o vocabulário é bem apropriado o máximo que se alcança em palavra de baixo calão é um “idiota”.

Thizi é uma garota independente que tem um carro novo, amigos, vai pra balada e possui problemas comuns. Ao encontrar uma moça com a aparência igual à dela, não parecida, igual, Thizi dá uma surtada e o livro ganha um enredo.

Os assuntos e as preocupações da personagem fazem parte de um mundo muito particular dos adolescentes. A maior parte oscila na aparência e na opinião alheia o que torna suas atitudes infantis e até fúteis.

A leitura ocorreu sem problemas ou maiores sentimentos da minha parte, parecia linear, mas Tammy conseguiu me surpreender no último momento. Foi de uma criatividade exemplar e elogiável.
Garota Replay é uma leitura rápida, descompromissada e leve para os dias chuvosos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante. ^^