"As paixões humanas são misteriosas e a das crianças não são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não podem compreender... A paixão de Bastian Baltazar Bux eram os livros."

Autor: Michael Ende
Editora: Martins Fontes
Páginas: 392
Ano: 1979
Sinopse: "A História sem Fim" é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.
Oi Pessoal,
Quem lembra de um filme que tinha um dragão que parecia um cachorro levanta a mão. o/
O filme é de 1984 então se você tem uns 16 anos, provavelmente não assistiu. (Não que eu seja velhinha né =S ).
Bom, um dia estava no sebo e vi esse livro na estante. Daí bateu aquela saudade da infância, não pensei duas vezes e comprei o livro.
“A História Sem Fim” é um livro dentro de outro livro. Estranho?! Vou (tentar) explicar: Nosso personagem é Bastian Baltazar Bux, um garoto de 10 anos de idade que por oportunidade do destino tem em suas mãos um livro, com o título de A História Sem Fim. Quando Bastian começa a ler, não é mais a sua história que é contada, mas sim a história do livro que ele lê. Sendo esta passada em Fantasia, um mundo mágico governado pela Imperatriz Criança.
A história de Bastian e a de Fantasia começam a se misturar quando Bastian percebe que o livro está interagindo com ele.
Até chegar a um ponto em que nós leitores estamos fazendo o papel do Bastian, estamos lendo “A História Sem Fim” diretamente, sem intermédio.
O livro é infanto-juvenil, mas nem por isso é uma leitura fácil ou simples. Bem a verdade? Ele é complicado.
Tem muito simbolismo e muitos detalhes, às vezes escondidos entrelinhas.
Fiquei um pouco cansada depois de um tempo lendo direto, as letras são bem pequenas e dá uma impressão de que a história realmente não tem fim. Então indico fazer umas pausas durante a leitura, porque a história é maravilhosa.
A obra também trata de temas como amizade e superação. Além de ser uma incrível viagem, Fantasia é um lugar realmente fantástico, com diversos ambientes e criaturas mágicas (incluindo o Dragão-cachorro).
Observações
O livro é dividido por duas cores, vermelho e verde. Escrito em vermelho para contar a história de Bastian e verde para a história de Fantasia.
Os capítulos são iniciados em ordem alfabética e para cada um, uma ilustração.
"Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião."
Este eu ja li e recomendo, muito bom!!!
ResponderExcluirParticularmente, do filme me lembro bem! Devo ter assistido com meu filho... Qto ao livro, deu uma vontade enorrrrme de ler! Valeu pela dica!
ResponderExcluirIsso me lembra quando o Bóris deita igual o Falcon hehehe!
ResponderExcluirFalcon? Era esse o nome do dragão-cachorro? Dragão-cachorro com nome de Falcon? Hahaauahuahuahaua
ResponderExcluirEu adoooroooo esse filme!
ResponderExcluirSó achava a Imperatriz menina meio bobinha e o Bastian tbém. O Atreyu era o mais legal!
Sabia que o ator que fez o Bastian na "História sem fim 2" morreu? Jonathan Brandis... Cometeu suicídio com uns 27 anos. =/
Vou tentar ler esse livro qdo tiver um tempinho pra relembrar a minha infância! hehe