terça-feira, 16 de agosto de 2011

Resenha - A História Sem Fim



"As paixões humanas são misteriosas e a das crianças não são menos que as dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não podem compreender... A paixão de Bastian Baltazar Bux eram os livros."

A História Sem Fim 
Autor: Michael Ende

Editora: Martins Fontes
Páginas: 392
Ano: 
1979

Sinopse: "A História sem Fim" é a mágica aventura de um garoto solitário que passa através das páginas de um livro para um reino muito particular, o reino da fantasia. Nesta terra imaginária, numa busca original e cheia de perigos, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e aprende também que até ele tem capacidade para amar. O texto impresso em duas cores, verde e vinho, as belas ilustrações das aberturas dos capítulos completam o clima de encantamento que envolve o leitor.

Oi Pessoal,

Quem lembra de um filme que tinha um dragão que parecia um cachorro levanta a mão. o/ 
O filme é de 1984 então se você tem uns 16 anos, provavelmente não assistiu. (Não que eu seja velhinha né =S ).
Bom, um dia estava no sebo e vi esse livro na estante. Daí bateu aquela saudade da infância, não pensei duas vezes e comprei o livro.

“A História Sem Fim” é um livro dentro de outro livro. Estranho?! Vou (tentar) explicar: Nosso personagem é Bastian Baltazar Bux, um garoto de 10 anos de idade que por oportunidade do destino tem em suas mãos um livro, com o título de A História Sem Fim. Quando Bastian começa a ler, não é mais a sua história que é contada, mas sim a história do livro que ele lê. Sendo esta passada em Fantasia, um mundo mágico governado pela Imperatriz Criança.
A história de Bastian e a de Fantasia começam a se misturar quando Bastian percebe que o livro está interagindo com ele.
Até chegar a um ponto em que nós leitores estamos fazendo o papel do Bastian, estamos lendo “A História Sem Fim” diretamente, sem intermédio.

O livro é infanto-juvenil, mas nem por isso é uma leitura fácil ou simples. Bem a verdade? Ele é complicado.
Tem muito simbolismo e muitos detalhes, às vezes escondidos entrelinhas.
Fiquei um pouco cansada depois de um tempo lendo direto, as letras são bem pequenas e dá uma impressão de que a história realmente não tem fim. Então indico fazer umas pausas durante a leitura, porque a história é maravilhosa.

A obra também trata de temas como amizade e superação. Além de ser uma incrível viagem, Fantasia é um lugar realmente fantástico, com diversos ambientes e criaturas mágicas (incluindo o Dragão-cachorro).

Observações
O livro é dividido por duas cores, vermelho e verde. Escrito em vermelho para contar a história de Bastian e verde para a história de Fantasia.
Os capítulos são iniciados em ordem alfabética e para cada um, uma ilustração.

Infanto-juvenil, mas recomendo para os adultos, para que não se esqueçam quanto a Fantasia já nos fez feliz. =)


"Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião."

5 comentários:

  1. Este eu ja li e recomendo, muito bom!!!

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, do filme me lembro bem! Devo ter assistido com meu filho... Qto ao livro, deu uma vontade enorrrrme de ler! Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Isso me lembra quando o Bóris deita igual o Falcon hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Falcon? Era esse o nome do dragão-cachorro? Dragão-cachorro com nome de Falcon? Hahaauahuahuahaua

    ResponderExcluir
  5. Eu adoooroooo esse filme!
    Só achava a Imperatriz menina meio bobinha e o Bastian tbém. O Atreyu era o mais legal!
    Sabia que o ator que fez o Bastian na "História sem fim 2" morreu? Jonathan Brandis... Cometeu suicídio com uns 27 anos. =/
    Vou tentar ler esse livro qdo tiver um tempinho pra relembrar a minha infância! hehe

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. ^^